quarta-feira, 29 de novembro de 2017

O São José no Brasileirão de 1982



O ano era 1982 e o São José conquistava o direito de participar da elite do futebol nacional pela primeira vez na sua história, graças a boa campanha no Paulista do ano anterior. O regulamento da "Taça de Ouro", nome do campeonato na época, dava aos 6 primeiros colocados do Paulistão de 1981 o direito a disputar o campeonato nacional no ano seguinte. O São José terminou o Paulistão de 1981 na 7ª posição, mas como o Guarani, 3º colocado já tinha vaga garantida no torneio por ter sido campeão da Taça de Prata do ano anterior, a vaga ficou com a Águia. Confira como foi a participação da Águia no campeonato:

Time campeão paulista da segunda divisão em 1980.


Primeira Fase


O primeiro desafio do São José aconteceu no dia 17/01/82, um domingo, diante do Grêmio-RS, no Martins Pereira, e a Águia venceu a partida com um gol de ninguém menos que TIÃO MARINO.

No dia 24/01/82, a Águia enfrentou a Desportiva-ES e voltou a ganhar, novamente no Martins Pereira, desta vez o placar terminou em 2x1, com gols dos inesquecíveis Edinho e Nenê.

A primeira partida da Águia fora dos seus domínios aconteceu no dia 28/01/82 na Fonte Nova, diante do Vitória. A partida acabou com vitória magra da equipe baiana por 1x0, gol de pênalti de Zé Augusto.

No dia 31/01/82 aconteceu a quarta partida da Águia, a segunda fora de casa. O São José enfrentou o Atlético Mineiro em Belo Horizonte, no estádio do Mineirão e arrancou do campeão brasileiro de 1971 um empate sem gols.

No returno, a Águia foi até Cariacica e no dia 03/02/1982 venceu a Esportiva-ES por 1x0, com gol de Ademir Gonçalves.

Dia 07/02/82 a Águia volta a enfrentar o Vitória-BA, desta vez no Martinsão, e derrota a equipe baiana por 2x1. Os gols da Águia foram anotados por Tião Marino e Campina.

No dia 10/02/82 a Águia  volta a enfrentar Atlético Mineiro, desta vez no Martinsão, e o placar da primeira partida entre as equipes se repetiu. Nada de gols.

Para encerrar a chave a equipe joseense viajou até o Rio Grande do Sul, onde sofreu um revés no dia 14/02/82. A partida acabou Grêmio 1x0 São José.

O São José terminou a primeira fase em primeiro lugar, em um grupo com times como Grêmio e Atlético Mineiro, campeões nacionais em outras ocasiões. Essa boa atuação na primeira fase garantiu a classificação da Águia à próxima fase do campeonato.






Segunda Fase


Na segunda fase o São José caiu no grupo N, junto com o Botafogo-RJ, o Londrina-PR, e o Treze-PB.

A primeira partida da Águia pela segunda fase do campeonato foi diante do Londrina no dia 28/02/82, fora de casa, e a Águia conseguiu um importante empate em 1x1, com gol de Eli Carlos.

De volta ao Martinsão, o adversário do dia 07/03/82 foi o Botafogo-RJ. O jogo acabou empatado sem gols.

A primeira vitória joseense na segunda fase veio no dia 11/03/82, no Monumental Martins Pereira, com o triunfo por 3x1 sobre o Treze-PB. Eli Carlos e Niltinho marcaram para a Águia, contando ainda com um gol contra de Zé Luís, do Treze-PB.

O desafio agora era enfrentar o tradicional Botafogo, fora de casa no dia 14/03/82. O São José não se intimidou e buscou a vitória , que veio com gol o de Darci, derrotando a Estrela Solitária por 1x0.

Fechando a fase, mais um jogo contra o Treze-PB, fora de casa no dia 17/03/82. A Águia, mesmo jogando longe de casa não encontrou dificuldades e venceu a partida por 3x0, com gols de Ademir Melo, Eli Carlos e Edinho.

A chave acabou com a seguinte pontuação: São José, líder, com 9 pontos; Londrina-PR com 8; Botafogo-RJ, eliminado, com 4 e o Treze-PB, também eliminado, com 3 pontos.



Oitavas de Final


Classificado para as oitavas-de-final, a terceira fase do campeonato, o adversário foi o Bangu-RJ, e o vencedor sairia do resultado de duas partidas, a primeira no Rio de Janeiro e a segunda aqui, no Martins Pereira.

A primeira partida aconteceu no dia 28/03/82 no Rio de Janeiro e a Águia foi derrotada por 3x1. O gol joseense foi anotado por Tião Marino.

Infelizmente a Águia até chegou a marcar por duas vezes no jogo da volta, que aconteceu no dia 31/03/82 no Martinsão, mas acabou sofrendo dois gols. O empate por 2x2 garantiu a vaga para a equipe banguense.




Logo na sua primeira disputa de Brasileirão a Águia conseguiu eliminar importantes equipes do futebol nacional, acabando a competição na honrosa 12ª posição em um campeonato com 44 participantes, na frente de times tradicionais como Bahia-BA, Atlético-MG, Cruzeiro-MG e Internacional-RS. Um feito louvável para uma equipe do interior, ascendente no futebol paulista. No total, a Águia jogou 16 vezes no campeonato, com 7 vitórias, 3 empates e 6 derrotas.



Referência: Site Futebol Nacional -  http://www.futebolnacional.com.br/infobol/championship.jsp?code=51B2FCC2FFAECEB373B79B4DBFFFE176

Fontes: Revista Placar, RSSSF Brasil, Folha de São Paulo.